O Secretário de Estado americano Antony Blinken reiterou o apoio dos Estados Unidos a Israel e prometeu que os EUA “apoiarão Israel contra quaisquer ameaças do Irã e seus representantes” em uma ligação com o Ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant.
A conversa de Blinken com Gallant acontece quando os EUA estão em alerta máximo por um potencial ataque do Irã, ou representantes, contra Israel em retaliação por um ataque israelense à embaixada iraniana em Damasco, na Síria.
Os dois líderes “também discutiram os esforços em andamento para garantir a libertação de todos os reféns por meio de um acordo para um cessar-fogo imediato em Gaza”, de acordo com uma leitura do porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.
“Blinken saudou os recentes anúncios de Israel de medidas urgentes para facilitar a entrada da assistência humanitária em Gaza e melhorar as divergências e coordenação humanitárias, reiterando que incidentes como o ataque contra os trabalhadores da World Central Kitchen nunca devem ocorrer” Miller disse.
O principal diplomata dos EUA também enfatizou a Gallant que os EUA “esperam que Israel implemente rapidamente seus compromissos de assistência humanitária e divergências e que esses compromissos devem ser sustentados ao longo do tempo”, disse ele.