Quando alguém vai comprar ou vender um carro usado sempre aparece a dúvida: a quilometragem do veículo conta na hora de definir o preço? O hodômetro é um dos fatores a considerar. Mas quanto?
“O consumidor brasileiro roda, em média, 15 mil quilômetros por ano. Isso significa que os carros 2021 deveriam ter, também em média, cerca de 45 mil quilômetros rodados, o que determinaria o valor padrão de mercado. Para efeito de lógica na pesquisa, usamos a faixa de 35 a 55 mil”, destaca Sant Clair de Castro Jr., consultor e CEO da Mobiauto.
A pesquisa comparou uma amostragem de anúncios. E comparou com os preços em faixas abaixo da média: de 25 mil a 35 mil quilômetros e abaixo de 25 mil, além da faixa acima de 55 mil.
A boa notícia para o proprietário do carro mais rodado é que, na média, a depreciação frente à média foi de somente 3,03%. Mas existem algumas variações a considerar, como tipo de veículo, modelo e as chamadas “perólas”, com baixíssima quilometragem.
Alguns modelos depreciaram mais do que outros. Um Chevrolet Onix 2021 que já rodou entre 35 mil e 55 mil quilômetros custa em torno de R$ 75,5 mil enquanto que o mesmo modelo com mais de 55 mil percorridos está em torno de R$ 70 mil, uma diferença de 7,34%. O Volkswagen Polo 2021 pode ser vendido por pelo menos R$ 80,6 mil se rodou entre 35 mil e 55 mil quilômetros enquanto que no que traz hodômetro acima dos 55 mil quilômetros o preço baixa para R$ 76,3 mil.
Entre os que estão nessas faixas e a diferença de preços é menor aparece o Hyundai HB20. O que já rodou de 35 mil a 55 mil custa em torno de R$ 63,1 mil enquanto que o preço do que está acima dos 55 mil quilômetros fica em R$ 62,3 mil. O Toyota Corolla também mostrou variação menor: R$ 129,5 mil e R$ 127,5 mil na mesma base de comparação.
Em geral, carros nessas faixas menos rodados não expressam variações percentuais muito significativas. Se você é dono de um desses modelos 2021 e seu carro possui entre 25 e 35 mil quilômetros, ele pode ter um acréscimo de 2,69% no preço de venda. O valor de um Polo 2021 com até 35 mil quilômetros está em torno de R$ 83 mil. Os preços de um Jeep Renegade modelo 2021 ficam assim: R$ 94 mil se percorreu entre 25 mil e 35 mil quilômetros, R$ 92,3 mil (35 mil a 55 mil) e R$ 90,4 mil (acima dos 55 mil km).
Segundo Castro, a questão da quilometragem tende a ser mais valorizada nos veículos de trabalho, como picapes. Mas os modelos de baixíssima quilometragem, que o executivo chama de “pérolas do mercado” são mesmo mais valorizados. Esses seminovos podem ter mais 4,57% de sobrepreço se rodaram menos do que 25 mil quilômetros.
No caso da picape Toyota Hilux, por exemplo, o preço do veículo pode chegar a uma diferença de R$ 13 mil acima do valor de mercado se o hodômetro mostrar metade da quilometragem esperada. “Quando o seminovo é somente um pouco menos rodado do que o esperado, a diferença de preços praticamente é marginal. Porém, no caso de uma quilometragem realmente baixa, a diferença torna-se expressiva”, destaca Castro.