A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, quer formar grupos temáticos de mulheres do Executivo e parlamentares da base do governo para discutir eleições e políticas públicas.
Janja deve se reunir na próxima semana para definir o início dos trabalhos. A ideia é estreitar o relacionamento entre as ministras, a primeira-dama e as parlamentares da base governista.
A iniciativa surgiu durante o encontro que a primeira-dama e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tiveram com ministras e parlamentares da bancada feminina em 25 de março no Palácio da Alvorada.
Um dos grupos terá como tema “empoderamento feminino na política”, para discutir cenários de candidaturas femininas e eleições.
Os demais vão discutir cenário internacional, com foco no G20 (Grupo das 20 maiores economias do mundo) e execução orçamentária de políticas públicas para mulheres.
Uma das articuladoras dessas equipes é a senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Nesta semana, a parlamentar esteve com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha (PT), para definir como vão funcionar os trabalhos.