É preciso treinar a panturrilha: entenda por que e como fazer isso
Essa musculatura merece dedicação especial durante os exercícios físicos e também no dia a dia
Papel essencial
A panturrilha tem um papel essencial no organismo – mais especificamente na regulação do sistema venoso. Para ter ideia, ela é tão importante que ficou conhecida como nosso “segundo coração”.
Circulação
Enquanto o coração bombeia sangue para todo o corpo através das artérias, levando oxigênio e nutrientes para os órgãos, a panturrilha pressiona os vasos sanguíneos das pernas, ajudando o sangue a voltar para o coração por meio das veias.
Não se esqueça dela
A desatenção para o fortalecimento dessa parte do corpo acaba atrapalhando a circulação como um todo. Assim, há aumento no risco de alguns problemas, como sensação de peso na região e até surgimento de varizes.
Cuidando da panturrilha
Para tonificar a musculatura, é essencial fazer atividades na academia que movimentam especialmente as pernas e os pés. A seguir, veja mais dicas para o dia a dia.
Exercício em casa
É possível ficar na ponta dos pés em um degrau comum e se movimentar para cima e para baixo com o peso do próprio corpo.
Priorize o movimento
Troque elevadores ou escadas rolantes por escadas fixas. Se passa muito tempo sentado, levante-se a cada uma hora e ande por dois ou três minutos.
Quando buscar ajuda
Caso sinta formigamentos frequentes ou outros incômodos, procure um profissional da saúde. Meias de compressão podem ser usadas com recomendação e orientação médica.
Sabia que subir escadas pode ser a arma secreta para garantir longevidade?
Leia a reportagem
Veja mais Webstories