O Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, convocou uma reunião do Grupo Consultivo Estratégico EUA-Israel “para consultar sobre uma série de questões na sequência do ataque sem precedentes de mísseis e drones do Irã contra Israel”.
A reunião começou com um pequeno grupo “para discutir o ataque ao Irã e os esforços colectivos para melhorar ainda mais a defesa de Israel através de capacidades avançadas, assim como da cooperação com uma ampla coligação de parceiros militares”, segundo a Casa Branca.
Sullivan também informou a delegação israelense, liderada pelo ministro dos Assuntos Estratégicos, Ron Dermer, e pelo Conselheiro de Segurança Nacional, Tzachi Hanegbi, sobre o pacote de sanções contra o Irã apresentado nesta quinta-feira (18).
A reunião se expandiu então para um grupo maior para discutir as operações em Rafah.
“Os dois lados concordaram com o objetivo comum de ver o Hamas derrotado em Rafah”, pontua a Casa Branca.
“Os participantes dos EUA expressaram preocupações com vários cursos de ação em Rafah, e os participantes israelenses concordaram em levar essas preocupações em consideração e em manter discussões de acompanhamento entre especialistas, supervisionadas pelo Grupo Consultivo Estratégico”, ressaltou.
“Os participantes se encontrarão novamente em breve”, finalizou o governo americano.