Foi realizada nesta quinta-feira (21), no Transamérica Expocenter, em São Paulo, a 46ª edição do Prêmio Profissionais do Ano (PPA), que celebra os talentos da publicidade brasileira. Neste ano foram analisados mais de 800 trabalhos de todo o país, sendo escolhidos 133 finalistas, em 20 categorias.
Os finalistas foram selecionados por meio de um júri composto de 80 profissionais de publicidade e comunicação de todo o país. Em 46 anos, o PPA avaliou mais de 45 mil peças e distribuiu mais de 3 mil troféus.
Entre os destaques neste ano, a categoria Filme 30”+ registrou um salto de 80% nas inscrições em relação ao ano passado, enquanto a categoria Integrada, que combina dois ou mais formatos de publicidade nas plataformas Globo, teve aumento de 68%.
Na premiação Nacional, o vencedor na categoria “Campanha” foi “Tem tempo para tudo”, criada pela agência VML para a Vivo, a marca da Telefônica.
Na categoria Filme 30”, a peça premiada foi “Portas de Geladeiras”, feita pela DM9 para a Whirlpool.
Já em Filme 30”+, levou “Um São João de João Grilo e Chicó”, peça da Africa Creative para a Ambev.
“A virada de OMO Branco absoluto”, feita pela agência Mediabrands Brasil – Mullenlowe | Initiative para a Unilever, venceu na categoria Integrada.
Já “Renascer”, peça criada pela AlmapBBDO para O Boticário, foi premiada em Ações em Conteúdo, enquanto na categoria Valor Social venceu o trabalho “Demissão”, da agência Propeg para o Grupo Gay da Bahia.
Além dos vencedores das 20 categorias tradicionais, o PPA reconheceu as agências com maior número de mulheres e de pessoas negras nas fichas técnicas das campanhas inscritas, com o objetivo de celebrar o aumento da diversidade no mercado publicitário brasileiro.
O troféu Força Criativa Feminina foi entregue à agência FCB, pelo trabalho “Ela Pode”, para a Kimberly Clark Brasil. Já o troféu Negritudes ficou com a agência Idea 3, por “A beleza se encontra no São João”, para O Boticário.
Para Manzar Feres, diretora de Negócios da Globo, o PPA celebra a criatividade da publicidade brasileira e reflete, cada vez mais, a brasilidade de Norte a Sul do país. “O PPA reconhece a capacidade de inovar, de pensar em estratégias únicas, seja para conversar com muita gente ou para reforçar mensagens locais”, disse Feres, acrescentando que “aqui, celebramos o talento nacional, e a Globo se mostra cada vez mais aberta a ser este espaço que cocria, junto a agências e anunciantes, formatos que despertam a atenção das pessoas, de forma contextualizada e assertiva, diminuindo o ruído e fazendo com que a publicidade realmente mova os ponteiros de negócios das marcas.”
O PPA também fez uma homenagem a Washington Olivetto, por meio de um filme criado para destacar a genialidade do publicitário em campanhas que marcaram a propaganda nacional. Olivetto faleceu em 13 de outubro deste ano, aos 73 anos, no Rio de Janeiro.
Confira abaixo as premiações das demais categorias:
- Título: Recife – Cidade dos Esportes
- Anunciante: Prefeitura do Recife
- Agência: Ampla Comunicação
- Título: Bora ver se tu adivinha
- Anunciante: Cajuína São Geraldo
- Agência: Acesso Estratégia Criativa
Categoria: Ações em conteúdo
- Título: Renascer
- Anunciante: O Boticário
- Agência: AlmapBBDO
- Título: Sicredi Pipoco
- Anunciante: Sicredi Centro Sul MS/BA
- Agência: Bebop Branding
- Título: Desvia do Golpe
- Anunciante: Banestes
- Agência: MP Publicidade
Categoria: Ações em conteúdo
- Título: Mandando Bem
- Anunciante: Colégio Equipe
- Agência: Trópico Propaganda
- Título: Ela pode
- Anunciante: Kimberly Clark Brasil
- Agência: FCB Brasil
- Título: A origem do Morumbis
- Anunciante: Mondelez Brasil
- Agência: David Brasil
- Título: Cemsacional
- Anunciante: Lojas CEM
- Agência: Publicem Publicidade
- Título: Azul Mar
- Anunciante: Brasilux Tintas
- Agência: Motor Propaganda
Categoria: Ações em conteúdo
- Título: Na Lata
- Anunciante: Brasilux Tintas
- Agência: Motor Propaganda
- Título: O Estado mais seguro do Brasil
- Anunciante: Governo de Santa Catarina
- Agência: Onewg Multicomunicação
- Título: Dê a cara a tapa
- Anunciante: ARP – Associação Riograndense de Propaganda
- Agência: Escala
Categoria: Ações em conteúdo
- Título: Central do torcedor
- Anunciante: Lojas Colomb
- Agência: Escala