O príncipe William, nesta quinta-feira, realizou seus primeiros compromissos públicos desde que sua esposa, Kate Middleton, revelou seu diagnóstico de câncer no mês passado.
O príncipe de Gales, de 41 anos, visitou uma instituição de caridade em Surrey, na Inglaterra, antes de ir para um centro juvenil no oeste de Londres.
A princesa de Gales, que não desempenha quaisquer funções oficiais desde o dia de Natal, anunciou em um poderoso vídeo no dia 22 de março que o seu diagnóstico tinha sido um “grande choque” e que já tinha iniciado a quimioterapia preventiva.
O câncer de Kate foi encontrado em exames após uma cirurgia abdominal feita em janeiro.
A revelação ocorreu após semanas de especulação sobre seu paradeiro e teorias de conspiração bizarras que circularam online.
William iniciou seus compromissos nesta quinta-feira visitando a Surplus to Supper, uma organização de redistribuição de alimentos onde se encontrou com voluntários e ajudou a carregar vans com alimentos para distribuir aos grupos locais.
Ele também conversou com chefs sobre como eles estão preenchendo a lacuna entre o desperdício de alimentos e a pobreza alimentar, ao mesmo tempo em que vestem um avental e colaboram na preparação das refeições.
Enquanto estava na cozinha, um voluntário deu ao príncipe vários cartões de melhoras para sua esposa e pai, o rei Charles III, que também revelou em fevereiro que estava recebendo tratamento para uma forma não especificada de câncer.
O príncipe William então entrou em uma das vans e juntou-se aos voluntários enquanto dirigiam para o Hanworth Center Hub, um centro juvenil que se beneficia do trabalho da Surplus to Supper.
O Palácio de Kensington disse que as suas visitas tiveram como objetivo “destacar o impacto comunitário e que as organizações ambientais na área estão a ter através do seu trabalho”.
O palácio acrescentou: “A redução do desperdício alimentar tem um número considerável de benefícios ambientais, incluindo a redução das emissões dos aterros que contribuem para as alterações climáticas”.
O último compromisso oficial do príncipe foi em 19 de março, quando ele visitou a cidade inglesa de Sheffield para seu projeto sem-teto Homewards.
No entanto, ele e seu filho mais velho encantaram os fãs de futebol quando foram vistos em um jogo do Aston Villa em Birmingham na semana passada.
A presença de William será um sinal bem-vindo para os observadores reais de que sua esposa está se sentindo bem o suficiente para que ele retome suas funções públicas.
No entanto, também se esperava que o herdeiro do trono britânico saísse mais uma vez depois que seus filhos voltassem à escola após as férias da Páscoa, que recomeçaram na quarta-feira.
Os galeses estiveram fora dos olhos do público nas últimas semanas, durante as férias escolares.
Na mensagem de vídeo de Kate, ela explicou que “levamos tempo para explicar tudo a George, Charlotte e Louis de uma forma que fosse apropriada para eles e para tranquilizá-los de que vou ficar bem”.
Ela acrescentou que espera “que vocês entendam que, como família, agora precisamos de algum tempo, espaço e privacidade enquanto concluo meu tratamento”.
O rei Charles também deu um passo atrás nas funções públicas durante o tratamento. Ele fez sua aparição pública mais significativa no Domingo de Páscoa, após o tradicional passeio familiar pela igreja.